Sobre o Selo Alece ESG na Gestão Pública
A Assembleia Legislativa, de forma pioneira, instituiu o “Selo Alece ESG na Gestão Pública” no âmbito do Estado do Ceará, a ser concedido aos municípios que comprovarem ações de gestão pública alinhadas a boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.
O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” busca estimular o desenvolvimento de práticas exitosas para o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando à implantação de um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo no âmbito estadual.
Os desafios sociais, ambientais e econômicos enfrentados pela humanidade exigem um trabalho integrado, unindo esforços e conhecimentos, para a construção de mudanças necessárias para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
É nesse cenário, que o conceito Environment, Social & Governance (ESG) aponta para as práticas ambientais, sociais e de governança, fortalecendo-se como norteador e impulsionador de ações responsáveis de gestão pública em todas as esferas da sociedade.
Proteger o meio ambiente, garantir a segurança alimentar, promover a saúde, o bem-estar, a educação de qualidade, o trabalho decente, o desenvolvimento econômico e a igualdade de gênero são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fundamentados na “Agenda 2030”, plano de ação global adotado pelos Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Desta forma, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, ao instituir o “Selo Alece ESG na Gestão Pública”, busca tornar o Ceará referência nacional no campo da implementação de ações e de políticas públicas municipais de responsabilidade socioambiental, promovendo melhorias nos processos e nas práticas internas, visando minimizar os danos ambientais, gerar benefícios sociais e otimizar processos administrativos na gestão pública.
Com isso, a Assembleia Legislativa convida gestores e gestoras municipais de todo o Ceará a participarem do processo de concessão do “Selo Alece ESG na Gestão Pública”. A certificação tem como objetivo agraciar e reconhecer os esforços dos municípios cearenses na busca por uma gestão pública sustentável, destacando processos que geram benefícios e que podem ser multiplicados.
É um chamado para avaliação, participação e transformação!